terça-feira, 30 de novembro de 2010

Líderes Assertivos Adaptáveis

Líderes Assertivos Adaptáveis

As pessoas Assertivas Adaptáveis, possuem o género de competências práticas, fazendo destes bons administradores e dirigentes de escola. São constantes, fiáveis, trabalhadores, organizados, responsáveis, muito arrumados e orientados para a família, prestam atenção aos pormenores mas, não são muito imaginativos.

Estas pessoas dão preferência à ordem e à estabilidade, trabalhando a fim de atingir o equilíbrio. Têm dificuldades em trabalhar em ambientes caóticos, são mais susceptíveis à frustração quando não conseguem alcançar os seus objectivos. São persistentes, determinados e pragmáticos.

Desta forma, são pessoas discretas e trabalham nos bastidores dos acontecimentos e das instituições, possuem princípios, contudo podem exibir um comportamento compulsivo e intolerante.

A nível pessoal, tendem a desenvolver comportamentos salutares na generalidade, assim pode surgir alguma discrepância com outro tipo de líderes, nomeadamente os Empáticos Dinâmicos e os Assertivos Criativos.

Para ser um líder Assertivo Adaptável deve ter em consideração alguns factores importantes para um melhor desempenho das suas funções entre os quais:

- compreensão, importância e o valor das mudanças sistemáticas;

- prefere trabalhar em assuntos dentro do seu circulo de influencia;

- deve ser receptivo a ideias dos outros;

- são necessárias estratégias para levar a cabo as iniciativas (Fullan,1997);

- deve concentrar-se na liderança educacional;

- necessita de compreender que não pode controlar o mundo, mas sim controlar a forma como rege os acontecimentos (Lewin,1993)

Sem comentários:

Enviar um comentário