terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reformas e prioridades em Debate

Reformas e prioridades em Debate


Que reforma visa transformar o ensino secundário? Quais os seus afins?

No âmbito da reforma da Politica Educativa, a expansão e diversificação das oportunidades de formação profissional qualificante, é um ponto fulcral.

Uma vez que, verificamos o aumento de pessoas que querem entrar no Mundo do trabalho e muitas vezes desistem da escola para tal, (o que contribui para a grande percentagem de abandono escolar e insucesso escolar), esta reforma tem por objectivo criar uma sociedade de conhecimento, onde a população adulta adquire o certificado de nível 3 (12 anos), podendo estar já aptos, com conhecimentos práticos, para entrar no mundo do trabalho.

Qual a importância de uma Economia baseada no conhecimento?

Os nossos antepassados sempre deram maior valor à força do Homem para o trabalho. Não importava de se era analfabeto, o que importava realmente era quantidade que este produzia de matéria-prima. Era uma economia baseada na Indústria, cujo capital era a percentagem de matéria produzida.

Actualmente, a economia dá maior relevância ao conhecimento intelectual da Pessoa. Um País que tenha uma grande percentagem de sucesso escolar, é um país actualizado, prestigiado, pois dá resposta às necessidades actuais, ou seja, a educação passou a ser o motor da economia, onde se dá cada vez mais importância ao nível das qualificações e competências.

Palavras-chave: expansão e diversificação; sociedade de conhecimento; formação profissional; uma economia baseada na Indústria VS uma economia baseada no conhecimento.

Bárbara Silva

Carolina Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário