terça-feira, 12 de outubro de 2010

Organização Sistema Educativo - Ensino Básico - 2.º ciclo

Organização Sistema Educativo

2010/2011

2ºCiclo

A escolaridade obrigatória é também denominada por ensino básico, o ensino básico engloba o 1.º, 2.º e 3.ºciclos. O 2º ciclo corresponde ao 5º e 6º ano de escolaridade. A idade de frequência neste nível de ensino é aproximadamente entre os 10 e 12 anos.

O ingresso de um aluno no ensino básico vai depender das escolas existentes na sua área de residência, se for o caso também existe a possibilidade da criança ingressar na escola de preferência dos pais, mas vai depender das vagas existentes. Caso não existam estabelecimentos de ensino públicos ou sejam insuficientes para o número de alunos existem escolas do sector privado que recebem apoio do estado, de forma a facilitar o ingresso dos alunos nas mesmas.

No que respeita à duração do tempo lectivo diário/ semanal e anual no 2.º ciclo encontra-se distribuído da seguinte forma: o ano lectivo é o período que decorre entre 1 de Setembro e 31 de Agosto; o ano lectivo tem fixado 180 dias úteis de actividades escolares; cada período tem aproximadamente 3 meses de duração seguido de 2 semanas de interrupção. As interrupções das actividades lectivas ocorrem no Natal; Carnaval e Páscoa

Respectivamente à dimensão da turma e agrupamento de alunos, no 2.º ciclo cada turma tem um mínimo de 24 alunos e um máximo de 28 alunos. Em qualquer um dos ciclos do ensino básico em caso algum a turma poderá ser exclusivamente composta por alunos repetentes. Os alunos no 2.º ciclo deixam de ter um professor para várias disciplinas e passam a ser ensinados por professores especializados numa disciplina.

O currículo é definido a nível nacional, dependendo assim do ministério da educação, o ministério também encarrega-se de ditar quais as orientações metodológicas que os professores deverão seguir, os professores aí escolherão a que tiver em co-relação com o projecto educativo de escola. As escolas poderão escolher os seus manuais, mas claro que tenham sido previamente certificadas pelo ministério da educação.

No início do ano lectivo o conselho pedagógico, em conformidade com as orientações do currículo nacional com os departamentos curriculares e pelos coordenadores de cada ciclo define os critérios de avaliação. Os alunos são avaliados no final de cada período e de cada ano lectivo. No 6.º ano de escolaridade ocorrem exames de português e matemática o objectivo da realização destes exames é a monitorização e a avaliação do sistema educativo.

1- De que forma encontra-se organizado o 2.º ciclo do ensino básico?

O 2º ciclo do ensino Básico corresponde ao 5º e 6º ano, este ensino é composto por áreas interdisciplinares de formação básica, nomeadamente, pelo português, matemática, línguas estrangeiras, história e geografia de Portugal, ciências, educação física e arte. Estas mesmas disciplinas são leccionadas por um professor especializado na área que lecciona. O número de horas semanal é de 24 horas organizadas em 16 períodos de 90 minutos.

2- Tendo em conta os objectivos gerais do ensino básico quais as particularidades do 2ºciclo?

Neste ciclo as particularidades a fixar são a formação humanística, artística, física, e desportiva, científica e tecnológica, e a educação moral e cívica, visando habilitar os alunos a assimilar e criticar a informação, possibilitando assim a aquisição de métodos e instrumentos para prosseguir na sua formação.


Fonte: Lei de Bases do Sistema Educativo


http://www.dgidc.min-edu.pt/basico/Paginas/default.aspx


Cezel Gonçalves, Catherine Barreto e Simone Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário