terça-feira, 12 de outubro de 2010


Organização do Sistema Educativo

2010/2011

3.º ciclo

O 3.º ciclo encontra-se inserido no ensino básico, sendo este obrigatório e gratuito, tendo a duração de três anos. Ingressam no 3.º ciclo os jovens que completam 12 anos de idade. O ensino está organizado por disciplinas e áreas de estudo pluridisciplinares.

Os principais objectivos deste ciclo são desenvolvimento de saberes e competências necessários à entrada na vida activa ou a prosseguimento de estudos. Este funciona em regime de pluridocência, com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares ou disciplinas. O ensino das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) é introduzido no 8.º ano nas áreas curriculares não disciplinares, de preferência na área de projecto, e como disciplina obrigatória no 9.º ano de escolaridade.

Este proporciona a iniciação de uma segunda língua estrangeira, entre as quais o inglês, alemão, espanhol e francês. Ao longo do ensino básico os alunos são sujeitos à avaliação sumativa interna; para além disso, no final do 3.º ciclo, os alunos são submetidos à avaliação sumativa externa, através da realização de exames nacionais nas disciplinas de Português e Matemática. Aos alunos que completam com sucesso o 3.º ciclo é atribuído o diploma do ensino básico.

a imagem maior em: Educomparada5

Questões:

1. Quais os objectivos do 3.º ciclo?

2. Qual a idade obrigatória para os jovens iniciarem o 3.º ciclo?

Fonte: Ministério Educativo Português

Discentes: Carla Gonçalves, Filipe Castanha, Laura Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário