terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ensino Básico - 1º Ciclo

De que forma o 1º Ciclo do Ensino Básico se encontra estruturado?
O Ensino Básico divide-se em três ciclos, sendo que o primeiro ciclo vai do primeiro ao quarto ano de escolaridade, que é frequentado por crianças entre os seis e os dez anos e é de frequência obrigatória e gratuita. A sua carga horária é de cinco horas lectivas obrigatórias e três horas de actividades extracurriculares.
As turmas têm um máximo de vinte e quatro alunos, mas no caso de existirem alunos com necessidades educativas especiais, esta passa a ter um máximo de vinte alunos, não podendo integrar mais que dois alunos incapacitados.
Os alunos são orientados por um professor generalista que lecciona a Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do meio, e é coadjuvado por outros professores em áreas especializadas como por exemplo, Educação Musical e o Inglês.
O currículo é definido a nível nacional, pelo Ministério da Educação, mas em cada escola o professor tem a “liberdade” de adapta-lo tendo em conta o Projecto Educativo de Escola.
Quanto à avaliação, esta é feita diariamente (Avaliação diagnóstica), por vezes é formativa, ou seja, quando o professor quer saber em que ponto de aprendizagem se encontram os alunos, e sumativa que é quando o trabalho e desenvolvimento do aluno é classificado. A avaliação é feita pelos professores no final de cada período lectivo e de cada ano lectivo.
Ainda no primeiro ciclo do ensino básico ocorrem exames nacionais no quarto ano de escolaridade, nas áreas curriculares de Matemática e Português com objectivo de monitorizar e avaliar o sistema educativo com vista a melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos.  
Relativamente as retenções, estas no primeiro ano de escolaridade não existem, excepto se o aluno ultrapassar o limite de faltas injustificadas.


Quais os principais objectivos e componentes do currículo no 1º Ciclo?
O primeiro ciclo tem como objectivo assegurar uma formação geral comum que “garanta a descoberta e o desenvolvimento dos interesses, aptidões e capacidades dos alunos, promovendo a sua realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social”, e visa tornar os alunos em cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária.
Assim sendo, para que se possam realizar os objectivos anteriormente referidos, o primeiro ciclo engloba uma série de componentes que visam uma educação para a cidadania, algumas áreas curriculares disciplinares de frequência obrigatória e outras áreas curriculares não disciplinares.
Dentro das áreas curriculares disciplinares, encontram-se disciplinas como a Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e ainda Expressões (Artísticas, Físico-Motoras) de frequência obrigatória, bem como a Educação Moral e Religiosa de frequência facultativa.
No que diz respeito às áreas curriculares não disciplinares encontramos disciplinas como Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica. Estas áreas têm um grande peso na formação pessoal e social dos alunos.
Por fim, as escolas oferecem ainda aos alunos a possibilidade de participar em actividades ou programas de carácter desportivo, artístico, cultural, linguístico, que contribuem para o enriquecimento pessoal dos alunos.
Fontes:
Elaborado por: Carina Reis, Cátia Vieira, Vânia Fernandes

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