terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Liderança Assertiva Criativa

A liderança Assertiva Criativa é representada por cerca de 5 % a 10% da população. Estes indivíduos têm uma habilidade, sensibilidade e percepção apurada São considerados como “consumidores” de trabalho, reflexivos e independentes.

Este grupo de indivíduos, são, normalmente, pessoas com diferentes visões da realidade, sendo usualmente artistas, designers e escritores. Usam a parte direita do cérebro para raciocinar.

No meio organizativo escolar, quando surpreendidos por problemas, resolvem-nos criativamente e de forma inovadora. Não são ambiciosos por cargos de gestão, embora sua visão transforme a escola mais atractiva.

Em relação ao meio pessoal, os indivíduos Assertivos Criativos demonstram ser pessoas amáveis, sensíveis e atenciosas, apesar de serem considerados problemáticos na área da compulsividade. Variam de humor e têm comportamentos imprevisíveis, exigindo uma forte capacidade de paciência por parte dos seus familiares/amigos.

Apresentam duas facetas, podendo estas não estar equilibradas: quando o seu lado positivo funciona constituem pessoas expressivas e interessantes; quando seu lado negativo “liga-se” tornam-se irascíveis e inconstantes.


Continnum Assertivo Criativo

Extremo Inferior

Extremo Superior

Isolados

Solidários

Solitários

Absorvidos pelo trabalho

Bruscos

Amáveis

Egocêntricos

Orientados para as pessoas

Deprimidos

Emotivos

Hipercríticos

Expressivos

Pessimistas

Optimistas

Necessitam de aceitação

Seguros

Inconscientes

Fiáveis

Vulneráveis

Criativos

Os Assertivos Criativos podem exibir as qualidades acima referidas em graus variados, ou seja, não estão inseridos apenas nos extremos.


Realizar um papel de liderança

Se está inserido neste grupo, fará melhor o seu papel como líder se:

  • à Conseguir auxiliar os outros sobre as alternativas às práticas correntes, pois é capaz de imaginar perspectivas que normalmente não são fáceis de encontrar. Tendo no entanto, consciência que diferentes pessoas necessitam de tempos diferentes para compreender essas visões;
  • à Constituir uma visão colectiva para que a direcção da escola seguir. Importa não só dar imaginação a projectos já existentes, mas também desenvolver novos e apostar na capacidade dos seus talentos;
  • à Focar a atenção, não só dos professores como também dos alunos, para uma aprendizagem contínua. Prestar e receber um ensino de qualidade como refere Fullan (1997).

Este grupo de liderança, Assertivos Criativos, apesar de não terem um carácter para gerir ou supervisionar é importante, de entre todos os outros tipos de liderança, no ponto em que são criadores e imaginativos, para a direcção da organização escolar.


Trabalho de: Bárbara Silva e Carolina Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário